domingo, 18 de dezembro de 2011

Fé para vencer as lutas

Não existe vitória sem luta. Em nossos dias todos vivem lutando. Uns lutam para sobreviver, outros lutam para adquirir bens e outros lutam para não perder os bens adquiridos.
As lutas são principalmente de ordem econômica, financeira, social e especialmente de ordem espiritual. As lutas espirituais são causadas geralmente por conflitos interiores e exteriores.
Os conflitos interiores são provocados por traumas que nem sempre sabemos as causas, pela insegurança, pela incerteza do nosso futuro, pela incredulidade, ou melhor dizendo pela falta de confiança no Deus Soberano, o único que é capaz de sanar todos os nossos problemas e suprir todas as nossas necessidades, tanto materiais quanto espirituais.
Os conflitos exteriores são provocados por uma sociedade injusta e desleal, na qual vivemos e estamos envolvidos, e também pelas opressões do maligno. "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" - Ef 6: 12.
Alguns fatores contribuem para conseguirmos vencer as lutas, um deles é a coragem - o medroso nunca alcança a vitória -, outro é a firmeza ou perseverança. Em se tratando das lutas espirituais, o principal fator é a fé.
O apóstolo João disse: "Porque tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé" - 1 Jo 5:4.
Hebreus 11 é conhecido como capítulo dos heróis da fé. Este capítulo cita nomes de homens de Deus que venceram pela fé; tais como Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, etc. Pela fé atravessaram o mar vermelho como por terra seca; pela fé ruíram as muralhas de Jericó; por meio da fé, subjugaram reinos, fecharam bocas de leões. Ainda a palavra de Deus afirma que sem fé é impossível agradar a Deus e que a fé remove montanhas.
O apóstolo Paulo adverte ao seu filho Timóteo a combater, firmado nas profecias, o bom combate mantendo a fé - 1Tm 1 :18-19 e 6:12. Ele mesmo declara no fim do seu ministério: "Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé" - 2Tm 4:7
As forcas espirituais do bem e do mal se confrontam como nunca ao nos aproximarmos do tempo do fim. Deus está convocando o seu povo para a batalha dos últimos dias.
A vida cristã é um combate constante contra as forças do mal e a principal arma que Deus coloca à nossa disposição para venc,ermos o maligno é o escudo da fé. "Embraçando sempre o escudo da fe, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do mal,igno" - Ef 6: 16
O apóstolo Pedro disse: "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé" - 1 Pe 5:8-9
Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário