terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Você está ARMADO, e preparado pra vencer as lutas da vida?

Como matar um gigante

A batalha de Davi e Golias é uma das histórias mais bem-conhecidas em toda a Bíblia. Um campeão, Golias, saía do campo dos filisteus todos os dias durantes mais ou menos quarenta dias, desafiando o exército israelita para mandarem um competidor digno. Este gigante filisteu tinha mais ou menos três metros e usava pelo menos 55 kilos de armadura. Confiante na superioridade de seu equipamento e da sua força natural ele propõe uma competição em que o ganhador ficaria com tudo. Ninguém aceitava a proposta!
O jovem Davi foi enviado por seu pai para levar grãos tostados, pães e queijo para os seus irmãos e o seu comandante na frente da batalha. Foi neste campo que a vida de Davi tomou um rumo diferente, e nunca seria a mesma. O resultado final, porém, não aconteceu por acidente. Davi fez quatro coisas que, para sempre, instruirão os jovens e os jovens de coração.
Œ Ele se aproveitou da sua oportunidade. Conhecemos Davi como um pastor, um músico, um salmista, um lutador e um rei. Mas a porta para uma carreira bem-sucedida como homem de Deus apareceu para ele no vale de Elá. Ao observar de primeira-mão a intimidação e guerra psicológica de Golias, Davi perguntou, “... aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1 Samuel 17:26). Ninguém jamais consegue qualquer coisa de importância se não aproveitar de suas oportunidades. A covardia das forças armadas israelitas, incluindo o Rei Saul, era uma porta aberta para Davi. O mesmo menino pastor que havia matado um leão e um urso diria ao rei “este incircunciso filisteu será como um deles...” (17:36).
 Ele não permitiu que a sua juventude o detesse. O irmão mais velho de Davi, Eliabe, falou com desdém: “Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja” (17:28). Outros que minimizavam poderiam ter dito: “Ah, ele é jovem e inexperiente. É apenas a exuberância da juventude.” Mesmo hoje, os jovens na igreja naturalmente procurarão as pessoas mais velhas em posições de influência, mas isso não quer dizer que eles não tenham nada a oferecer. Um jovem piedoso pode fazer uma diferença!
 Ele viu a vitória antes de lutar a batalha. Não se pode perceber algum traço de medo na voz de Davi neste episódio todo. Pelo contrário, a sua coragem espalha. Ele informou ao rei: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu” (17:32). Quando, enfim, aconteceu a batalha, Golias deu um ataque verbal: “Sou eu algum cão, para vires a mim com paus?” (17:43). Da mesma maneira que falar feio é uma parte feia dos esportes modernos, era uma parte da etiqueta das batalhas antigas. Tem-se a impressão, mesmo assim, que Golias estava genuinamente ofendido com o jovem bonito, não ameaçador, que estava diante dele. É o melhor que os israelitas podem oferecer? Pelo contrário, Davi ficou firme e envolveu o gigante verbalmente, mas não se orgulhou da mortal certeza da funda dele. “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado...porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos” (17:45,47).
 Ele foi movido por um propósito maior. Davi fala ao seu oponente que a vitória iminente tinha um objetivo maior: "e toda a terra saberá que há Deus em Israel” (17:46). O jovem Davi foi movido pela fé no nome de Deus em um mundo ignorante. Você fica triste em pensar em quantos dos seus amigos e vizinhos não conhecem a Deus? Se isso te chateia, o que você fará? Davi não aceitaria sentar ao lado enquanto um filisteu incircunciso desafiou os exércitos do Deus vivo! Enquanto a verdade de Deus leva uma pessoa a indignação justa e confiança absoluta, como também preocupação pelas almas perdidas de outras pessoas, ela não poderá mais tremer em timidez. Ao invés disso, ela se levantará e agirá. Como Isaías, ela dirá “Aqui estou, envia-me”. Como termina esta história? “Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou” (17:50)    . Nos dias de hoje, podemos sempre memorizar esta luta, e vitória, nos preparando, sempre com as armaduras de Deus, conforme está escrito em Efésios cap.6 v 10 ao 18, para que possamos batalhar contra o inimigo de nossas vidas e vencê-los, e tem mais, muitos acham até que a perca de algo, é derrota pra o inimigo, mas nem sempre, é o que queremos, e sim, o que Deus quer, ele tem as estratégias para dar vitória aos seus fiéis, sabendo que a perda de algo, é o trabalhar de Deus, porque aquele "algo perdido" poderia nos fazer mal, por isso que Deus as vezes permite, e no futuro ele revela, lembrando-nos daqueles tristes momentos que passamos e no presente, mostra-nos as  bênçãos muito maiores do que o algo perdido. Mas para isso, é preciso (Ef.6v14). Cingir-mos com a verdade: a cintura ou abdômem era geralmente vista como a área das emoções.Ao proteger essa área com a verdade, admite-se que as emoções creiam na verdade. Muitas vezes, a pessoa acredita em uma mentira, por medo ou auto piedade. O Cristão deve ter compromisso com a verdade, independentemente das repercursões(João 8 v32a36). Vestindo-nos com a couraça da justiça(Ef 6v14): o peito é visto como o lugar onde se encontra a alma. O coração deve ser mantido limpo e justo, pois o pecado sempre dá chance para o inimigo. Confissão e perdão baseados no sangue de Cristo limpam o coração (1ºJoão 1v9). Calçando os pés com a preparação do Evangelho da paz (Ef 6v 15) sapatos adequados permitem aos pés irem de um lugar para o outro. O crente está sempre ao serviço do Senhor, que é levar aos outros o evangelho da paz e da reconciliação. A clara visão dessa missão, mantém o crente orientado para a direção correta !Mt 28 v 19 e 20), por isso que o IDE de Jesus é para todos, e não só para quem sente que tem o chamado, porque está escrito" Mas quanto aos tímidos......a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda  morte"(Ap.21v8 (Bíblia de estudo Pentecostal). Embraçando sempre o escudo da fé (Ef6v16) Satanás é o acusador de nossos irmãos (Ap.12v10) e quer lançar seus dar-dos inflamados para provocar dúvidas, medo e culpa. A fé é uma armadura invisível que rebate as falsas acusações (Hb 11v6). Tomai também o capacete da salvação (Ef.6v17); um capacete protege a cabeça, o cérebro e os pensamentos. A certeza da salvação é uma enorme defesa contra a dúvida, a insegurança e outras obras do inimigo ( 1º João 5v11ao13) . Tomai a espada do Espírito (Ef.6v17): a Palavra de Deus é a única arma nessa luta usada por Jesus contra satanás(Luc.4 v 1 ao 3). A Palavra viva é poderosa e efetiva (Hb 4 v 12; 2º Tim.3v16e17). Orando em todo tempo no Espírito (Ef.6v18): a oração abre os canais entre nós e Deus. No meio da batalha, nós, como crentes, devemos manter constante comunicação com o nosso Mestre, para direcionamento e encorajamento. Nossas orações, uns pelos outros, são importantes e eficientes (Tg 5v16).

Não seja vencido, Seja um vencedor.





5 comentários:

  1. Quantos gigantes se levantam na nossa vida, e muitas vezes ficamos aterrorizados, mas o Nosso Deus tem nos dado as armas para vencer. O que nos falta muitas vezes é a falta de conhecimento, e a coragem de pôr em ação as verdades contidas para nós na Palavra.A confiança e a coragem de David é um grande exemplo a seguir por todos os filhos de Deus.Gostei, Deixo aqui a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. bela postagem! que DEUS CONTINUE TE USANDO PODEROSAMENTE! QUE VIDAS POSSAM SER ALCANÇADAS PARA GLORIA DE DEUS E QUE SEJAM TRANSFORMADAS ATRAVES DO VEICULO QUE É O SEU BLOG. FIQUE NA PAZ! ECIO!

    ResponderExcluir
  3. Que belo texto
    Deus continue te abençoando
    eu gosto muito da historia de Davi
    fica na paz
    Juliana Viana

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto Irmã... Tendo Fé em Deus e caminhando com Ele venceremos todos os nossos inimigos. A Paz do Senhor! Abraço, Thiago!

    ResponderExcluir
  5. O primeiro gigante luta dentro de nós. É o medo de fracassar , é sempre ver tudo o que é aparente.
    E nisso não lutamos e nos estagnamos, a história de Davi é um incentivo para que lutemos em qualquer situação.

    ResponderExcluir