segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jovem o que você tem feito, para agradar a seu PAI?


Essa fase intermediária da vida, com seu rápido crescimento físico, mental e espiritual, é a época em que, na maioria das vezes, o jovem começa a querer  tomar suas próprias decisões. A Bíblia traz exemplos de algumas dessas decisões, que vão desde as sábias opções que Jesus fez aos doze anos até as escolhas infelizes do filho pródigo. Durante o processo de “deixar
Nesse período de transição, os pais vão dando progressiva liberdade aos filhos, reconhecendo que são apenas mordomos de Deus a cargo da educação deles (1º Samuel1:11, Salmo 127.3,5). Esse “deixa ir” permite que o jovem cresça numa atmosfera na qual pode contar com a orientação e a influência dos pais, mas também tem a oportunidade de desenvolver seu senso de responsabilidade (Rom 14:12. 1º Cor.10,13). À medida que o tempo passa, o filho passará do controle paterno para o exercício do alto controle e,  finalmente se tudo der certo, para o controle de Deus. Durante o processo de “deixar ir”, os pais dos jovens precisam lembrar que as pessoas não são iguais, pois cada um de nós fomos criado por Deus como um ser único. È preciso criar cada filho ou filha com carinho e amor, estimulando cada um a desenvolver  os talentos, os dons e a personalidade que Deus lhe deu( Pv 3,27), mantendo uma disciplina que ensine a criança a andar nos caminhos do Senhor( Pv 22;6.27;5), dando o exemplo de uma vida cristã, fiel e constante(Dt 6,7ª9; 2º Cor.3,2e3),  aconselhando a criança com sabedoria e santidade(Pv 12;15. 19;20) e cobrindo-a com as nossas orações (1º S 12;23). Os adolescentes precisam compreender, que estão atravessando um período de grandes mudanças em sua vida. Eles precisam se manter firmes, nos valores espirituais verdadeiros que aprenderam, exercitar a paciência com eles mesmos e com os outros e reconhecer que o  aumento de autoridade sobre suas próprias vidas, traz também, a responsabilidade de honrar seus compromissos e fazer as escolhas certas. Deus manda que os filhos honrem a seus pais e obedeçam as Leis Divinas, não importando qual seja a sua idade (Ef.6. 1ª3).
Certa ocasião, um casal teve treis filhos, todos dedicados à Igreja, mas sempre ao deitar, eles não conferia os quartos para ver se os filhos estavam todos em casa. Acontece que ao fechar a porta do quarto, a filha pulava a janela e ia para a praça da cidade, arranjou algumas amizades e inimizades, e caiu no mundo das drogas, ao fazer visita nos lares, por ter função pastoral, uma vizinha disse. Pastor enquanto o senhor dorme sua filha fuma crak na praça, ele não acreditou, mas às duas horas da madrugada saiu pelo beco da casa e percebeu que à janela estava aberta e foi direto para a praça e teve a surpresa de ver sua filha drogada. Imediatamente iniciou uma campanha de oração em várias congregações de sua Ifreja e Deus resgatou sua filha do mundo das drogas. Deus tudo vê. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário