terça-feira, 15 de abril de 2014

Bíblia - Ler e Interpretar - 1ª Coríntios 5:7-8 (Comemorar a Páscoa com chocolate) isto seria pecado?.

 
 
 

 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estás sem fermento. PORQUE CRISTO NOSSA PÁSCOA, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.

A Passagem acima descrita, fala sobre a morte de Cristo no calvário, para se cum...prir, a profecia do profeta Isaías no capítulo 53,. Jesus foi crucificado na cruz por expiação do pecado daqueles que crêem em seu nome (João 3:16) em relação ao fermento velho, significa que todo aquele que nele creu, deve demonstrar ao mundo a mudança espiritual que houve em suas vidas, ou seja, a abstenção dos pecados que cometiam antes de confessar a Cristo como Salvador, não cometendo mais o pecado da idolatria, mentiras, prostituições, em fim as obras da carne (Gálatas 5:19 ao 23), como diz o versículo "Tornando uma nova massa, tendo uma vida nova sem sair da presença de Deus. Em relação também ao fermento, o próprio Judeu, comemora a Páscoa, retirando toda alimentação que contém fermento de dentro de casa e vende aos não judeus nesse período de 14 a 18 de Abril que foi o período do sofrimento de Cristo, depois volta a comprar toda alimentação novamente. A passagem de 1 Coríntios 5:7 é freqüentemente citada em prol da posição que coloca a morte de Cristo no dia 14 do primeiro mês. Os proponentes dessa interpretação traçam a simples equação: o cordeiro pascal tipificava Cristo; o sacrifício do cordeiro pascal ocorria no dia 14 de Nisan; portanto, Cristo foi crucificado numa Sexta-feira, 14 de Nisan. Ocorre, no entanto, que esse suposto silogismo profético não leva em consideração o contexto da passagem paulina, bem como outros detalhes da tipologia das festas.

O texto bíblico destaca, pelo menos, 2 momentos importantes em relação ao cordeiro pascal: 1) o sacrifício, na tarde do dia 14 (Êxodo 12:5 e 6); e 2) a ceia, na noite que inicia o dia 15 (Êxodo 12:7 e 8). Isso demonstra que a figura do cordeiro pascal, no aludido texto paulino, não precisa estar vinculada, necessariamente, à tarde do dia 14; o paralelismo profético poderia ser com a noite do dia 15. O contexto deve determinar o sentido da referência.

Em relação a comer chocolate de diversas formas e fôrmas, não é pecado pois o Apóstolo Paulo foi bem taxativo quando escreveu. (Versículo 1 Cor5:8 "Façamos festa não com o fermento velho, mas com os asmos) aqui ele revelou a parte material, e espiritual ao mesmo tempo, pois hoje até os judeus já comemoram a páscoa com chocolate. Agora, o coelho era reverenciado nas festas pagãs e o ovo representava a fertilidade, coisa que uma nova criatura redimida pelo poder do Espírito Santo, não vai a festas desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário