terça-feira, 28 de agosto de 2012

Você Tem Movido o Coração de Deus?


Textos : I Samuel 4:17-22
I Samuel 7:1-6


    É impressionante a importância da Arca da Aliança para o antigo povo judeu. Nela estava a vara de Arão, o maná e as Tábuas da Lei. A Arca era o símbolo da presença divina orientadora entre o povo de Israel e a ausência da Arca era sinal de derrota. Ela representava o poder de Deus e o povo desejava o mover de Deus.

    Quando trouxeram a notícia a Eli de que a Arca fora tomada, o impacto foi tão grande que ele caiu de onde estava sentado, bateu com a cabeça e morreu. Era uma notícia muito trágica e por isso falavam entre si: ?Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a Arca de Deus!?
A Arca da Aliança era muito importante para aquele povo israelita.

I Samuel 7:2 ? ?Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentos ao Senhor.?

    Este povo como nós também, desejava o mover de Deus. O mover de Deus depende de mim e de você. Quantos de nós está há muito tempo sem ver o mover de Deus? 

    Muitos ficam se indagando: ?O que aconteceu comigo? Onde está o mover de Deus? Onde estão os milagres? 

    O povo de Israel estava acostumado a ver o mover de Deus. Mar Vermelho se abrindo e o povo passando à pés enxutos, maná caindo céu e os alimentando diariamente, coluna de fogo de noite e nuvem de dia, água pura saindo da rocha saciando a sede, etc...

    Mas, agora já fazia 20 anos que a arca não estava entre eles e não viam mais o mover de Deus. 

    O povo filisteu que levou a Arca da Aliança, já tinha se arrependido, pois como ela estava em mãos impróprias, depois de alguns meses, começou a aparecer tumores neles. I Samuel 6:4-5.

    Muitos de nós está como este povo: Já não vê mais o mover de Deus e sente saudade deste mover. É preciso restaurar o mover de Deus em minha vida. Como? Vamos ver pela Palavra de Deus que isto só depende de nós mesmos.

COMO RESTITUIR O MOVER DE DEUS EM MINHA VIDA?

1- É preciso conversão genuína ? Significa voltar-se ou retornar para Deus. II Crônicas 7:14 ? ?se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e Me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.?

    Fique ciente de uma coisa: Deus só vai agir se houver um conserto na minha e na sua vida. Não é porque freqüentamos uma igreja que somos convertidos. A conversão é no coração. É vida transformada. O que fazia de errado, não deseja mais fazer.

2- É preciso limpeza no arraial ? O arraial é a minha vida, a minha família, o meu lar, a minha igreja, o meu emprego, etc.

    Eu não posso continuar da mesma forma. Tenho que mudar. Como pode haver o mover de Deus no meio da sujeira? Deus não vai agir no meio do pecado. I Samuel 7:3 ? ?...tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes...?

    O que significa isto? Tudo que concorre com Deus e o Seu reino.

    É preciso limpar o terreno de minha vida. Onde? Peça a Deus revelação das coisas ocultas e Ele certamente lhe mostrará onde está a sujeira em sua vida.

3- É preciso preparar o coração para o mover de Deus. 

    O coração é o terreno, e ele precisa estar preparado, limpo para receber o mover de Deus. É preciso sossegar o coração para ouvir à Deus. Salmo 38:10 ? ?Bate-me excitado o coração, faltam-me forças...?

    É preciso reavivar o coração para que ele fique receptivo para Deus. Salmo 69:32 ? ?Os pobres verão isto, e se agradarão; vós que buscais a Deus, reviva o vosso coração.

Coração Preparado ? Coração Firme. Salmo 57:7 ? ?Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme; cantarei e entoarei louvores.?

4- É preciso serví-Lo.

    Servir exige renúncia. Servir exige mudanças. Servir exige um preço a ser pago. Quer ver o mover de Deus em sua vida? Sirva-O independente de qualquer coisa. Adore-O em espírito e em verdade.

    Deus se move na minha e na sua vida para que eu possa serví-Lo. Ele age para nos tornar servos

    Muitos não vêem o mover de Deus em suas vidas porque não querem mudar o seu modo de viver. É impossível servir a Deus sem mudanças.

    Faça uma avaliação em sua vida. Seja humilde e faça mudanças. Você sabe o que precisa ser mudado, o que precisa ser restaurado e feito de novo.

    Dê vida nova ao seu coração. Chega de criticar. Chega de ver defeitos. Prepare o seu coração para o mover de Deus.

    Estabeleça novas prioridades e ache tempo para servir a Deus. É hora de construir riquezas espirituais. O servo renuncia e paga o preço.

    Não resista ! Erga-se e firme os seus pés na rocha que é Jesus.

1- É preciso conversão genuína.
2- É preciso limpeza no arraial.
3- É preciso preparar o coração para o mover de Deus.
4- É preciso serví-Lo.
Se você ainda não conseguiu,comece a partir de agora a orar.Clame e renuncie tudo aquilo que não agrada a Deus para que o coração Dele se mova em teu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário